domingo, 10 de agosto de 2008

Meu Bebê AGORA!!

Ser Mãe - UM SONHO!

O sonho de ter um bebê, de ser mãe, etc, povoa as mentes da maioria das mulheres, no Brasil e no mundo.
Os bebês têm o poder de encantar e apaixonar quem se aproxima. Suas rizadas são contagiantes e cada nova conquista é emocionante.

Como médica ginecologista, tenho conversado com muitas mulheres e, mesmo sem dados numérios posso concluir algumas coisas:

- Por mais que as mulheres tenham conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, conversando-se com elas podemos perceber que até mesmo a vida profissional e o sucesso financeiro costumam estar ligado a um fator maior - preparar o terreno para um futuro e sonhado bebê! Quer seja para daqui 1 ou 10 anos!

- A gravidez inesperada é, de certa forma, mais comum que a gravidez planejada. Na maior parte das vezes, mesmo inesperada, a expectativa da chegada de um novo bebê é muito festejada.

- Esse fato de "deixar para mais tarde", e também muuuitos outros fatores criaram uma população de mulheres que levantam a bandeira - "Quero meu bebê AGORA!"

- As mulheres que planejam engravidar querem engravidar "ontem", e "paciência" não faz parte do vocabulário...

A FISIOLOGIA
Gravidez, uma díficil obra do "acaso":

Resumindo (até porque a minha intensão nesse blog não é ensinar fisiologia):

As mulheres têm óvarios, que "fabricam" óvulos - via de regra 1 por mês. UM SÓ! Salvo alguns casos, onde a mulher ovula mais de uma vez, o que origina gestações multiplas (gemelares) quando existe a fecundação. Fora isso, é UM ÓVULO SÓ e deu!
Esse óvulo, olhem que sacanagem, sobrevive e pode ser fecundado durante um período de 24 horas!
UM ÓVULO e UM DIA por mês!
Isso significa que as mulheres têm mesmo UM DIA fértil a cada mês!

Os homens, todos os dias, produzem milhõÕões de espermatozóides. Esses, quando são liberados na vagina da mulher (no seu dia fértil), precisam penetrar no colo do útero, nadar através de toooodo o útero e entrar em uma das trompas, e ir nadando até encontrar o dito ÚNICO ÓVULO e ainda assim ter energia para romper uma membrana que o envolve para fecundá-lo.
Via de regra, apenas UM ESPERMATOZÓIDE consegue essa proeza.

Oras, se exite apenas UM ÓVULO, que vive só UM DIA, e são precisos MILHÕES de espermatozóides para tentar buscá-lo e apenas UM consegue, isso é sinal que a gravidez realmente é uma graça complicada de ser buscada.

Mesmo assim, milhões de pessoas engravidam todos os dias, SEM QUERER!
SEM QUERER!!! Como é que pode?

O acaso fez duas pessoas estarem no lugar certo, na hora certa, terem a relação (desprotegida OU NÃO!) e de repente um dos espermatozóides encontrou o tal do óvulo!
Essa mesma relação, ocorrida no dia seguinte, provavelmente não traria frutos...
Obra do acaso. Acaso este que é o fator "pai" de grande parte das gravidezes do mundo.

Já imaginaram se as mulheres produzissem UM ÓVULO por DIA, e se eles vivessem quase o mês todo... E se o caminho que os espermatozóides fosse curto e fácil... COMO NÃO SERIA???

O fato é que, o acaso acaba funcionando tão bem ou até melhor do que a programação.


EU QUERO ENGRAVIDAR AGORA!

Digamos assim - eu quero engravidar.
Sou médica, conheço a fisiologia. Fecho meus olhos e todo mecanismo da ovulação e fecundação passam na minha cabeça.
Sei os fatores que ajudam, os fatores que atrapalham, o que devo e o que não devo fazer, sei que remédios posso e os que não posso usar.
Sei a alimentação adequada, a forma de fazer a higiene que não interfira no pH vaginal.
Passei meses observando meu ciclo menstrual, fazendo cálculos dos dias férteis, sem usar métodos contraceptivos. E toooodo mês espero a menstruação NÃO VIR.

No vigésimo-nono dia do ciclo - ELA VEM!
Sempre vem. Não importa quantas relações sexuais programadas eu tenha, não importa se foram nos dias férteis ou não, a menstruação vem.

Por quê?
Porque eu QUERO engravidar, ué?
Aí todo mundo diz que é o "psicológico" que não deixa eu engravidar... Que eu deveria "tirar isso da cabeça" e "deixar rolar".
Quem que deseja engravidar que nunca ouviu isso?
O pior é que é verdade - quando a pessoa desliga ou desiste, PUF, tá lá o filho!

Mas o fato é que não é fácil desligar.

Quando a pessoa desliga, é porque desliga, não quer mais, e nem pensa nisso.
Quando desiste, é porque arrumou um outro objetivo ou simplesmente cansou desse.
Ninguém desliga "pra engravidar mais facilmente". É paradoxal! A pessoa não tem como desligar assim, porque fica pensando - "será que agora que eu desliguei eu engravido mais fácil?"

Todo santo mês, quem quer engravidar vai ficar esperando o "não vir" da menstruação. E isso é fato! Fazer com que isso não influencie no dia-a-dia é uma arte!


ACONTECEU COMIGO

Já estive grávida.
Tenho um filho de 1 ano e 2 meses e há 3 meses estou tentando engravidar de novo.
Da primeira vez que engravidei, confesso que foi um pouco mais fácil. Claro que não consegui de primeira, que fiquei apenas 2 meses tentando.
Depois desse tempo, resolvi fazer um exame de ultra-sonografia seriada (consultem seus médicos), para acompanhar minha ovulação - facilidades que o conhecimento da fisiologia traz a nós, médicos.
Quando observei que a ovulação iria acontecer nas próximas 24 horas, chamei meu marido e disse - hora da gente trabalhar!
Assim, no dia 30 de setembro de 2006, engravidei do meu primeiro filho - e insitintivamente eu sabia que seria um menino.
A gravidez transcorreu da maneira mais normal possível, com as labilidades emocionais, a necessidade de dieta balanceada, as emoções de ouvir o coração pela primeira vez (e todas as outras vezes), de descobrir o sexo, se sentir o bebê se movimentando na barriga...
Tive dores nas costas, nas pernas, precisei de exercício físico, precisei de colo do meu marido de dos meus pais, tudo conforme o esperado.
Nove meses depois, em junho de 2007, nasceu meu menino.
De lá para cá, cada dia que passa é uma super-aventura, uma descoberta, uma emoção diferente!
Ser mãe realmente é algo muito especial!

Não desistam NUNCA!

4 comentários:

antes que a natureza morra disse...

Oi, guriazinha !!!

Meus parabéns pela iniciativa e pelo conteúdo do teu blog ! Será triútil certamente. Eele é revelador de sinal de vida inteligente na internet...rsssssssss
Se quiser me visitar, estou aqui :

www.professorpizarro.blogspot.com

Beijo e boa gravidez !

James Pizarro

antes que a natureza morra disse...

Meus agradecimentos pelo comentário em meu blog...ele foi a certeza de que minha reação censuratória e crítica ao sistema de cotas está bem fundamentada ! Estamos virando o país do assistencialismo, paternalismo, esmola e política barata, principalmente vinda daqueles que jamais tiveram a mínima idéia de como funciona uma universidade intestinamente. Estes alunos que estão entrando na universidade pela porta dos fundos, ao contrário de ser integrados à comunidade acadêmica, serão rechaçados e discriminados lá dentro pelos próprios colegas. Dei aulas na UFSM, RS, por quase 40 anos e sei bem do que estou falando.À propósito de fazer a dita "inclusão social", querem nivelar tudo por baixo.Se os que entram pela porta da frente, em condições normais, com uma cultura de polígrafo de cursinho já deixam a desejar, imagine-se estes...
Beijo

James Pizarro

Ana disse...

Tenho uma amiga, aqui do blog, que está vivendo a mesma experiência... Ela já tem um filho (lindooo!) e quer engravidar novamente!
Conheça o blog dela:
http://esconderijodarenata.blogspot.com/

No dia 16 de julho ela conta:

"Não foi dessa vez
Hoje a minha conversa é com todas as mulheres que tentam engravidar e não conseguem. Eu sei o que vocês sentem. Agora como já consegui ter um filho a frustração é bem menor do que antes, porém, ela surge novamente carregada de lembranças das tentativas frustradas da época em que tentava engravidar do Guilherme e não conseguia.
..."


Boa sorte para vcs!

Elisa disse...

Delícia!!!! :) É tão gostoso estar grávida!!!! Estou curtindo cada momento... :) beijocas