domingo, 17 de agosto de 2008

Coito Programado?? Bleh!

COITO PROGRAMADO

Que nome feio que deram para algo que deveria ser lindo - a relação sexual em que vai ser concebido o seu filho!!
Mas é assim mesmo!

Uma mulher, que tem tido relações sexuais vaginais com certa freqüência, sem usar qualquer método contraceptivo, durante o período de um ano, e não consegue engravidar, deve ser investigada para infertilidade.
Isso não quer dizer que essa mulher é infértil, mas sim que o casal precisa de investigação!

A investigação é feita através de histórico da paciente, exame clínico ginecológico, alguns exames de sangue (incluindo algumas dosagens hormonais), espermogramo do parceiro (sim, é obrigatório!) e alguns exames de imagem que comprovem boa saúde do útero e permeabilidade das tubas uterinas (trompas). O médico ainda vai pedir para fazer um calendário anotando os dias exatos de todas as menstruações.

Aí o resultado fica pronto - todos normais.

Nessa hora o médico pega o tal calendário onde mandou anotar as menstruações e faz umas contas mirabolantes, indicando quais períodos que deve-se ter o coito (o intercurso sexual completo com ejaculação dentro da vagina) para aumentar a possibilidade de gravidez.
Isso é o tal coito programado.

Nessa hora, o sonho de conceber o bebê numa linda noite de amor, sob a luz do luar, quando o casal se viu apaixonado e com desejo incontrolável de fazer amor vai por água abaixo...
O casal precisa é sentar, com caneta e papel na mão e fazer realmente uma estratégia conjunta de "guerra", tentando cercar o óvulo (único e indefezo) de todas as formas.

A informação é de que, tendo-se essas relações no período fértil, a gravidez virá com maior facilidade. Mas como vamos saber desse período fértil?

Entendendo o cálculo do Período Fértil:

Pouquííssimas coisas na medicina funcionam com precisão matemática.
O dia da ovulação é uma delas!
Aí você pensa - que bom!! Então é fácil, certo?
ERRADO!!
Errado porque as mulheres não funcionam com a mesma precisão.
Uh????

Assim - o dia da ovulação (que vai determinar o dia mais fértil), ocorre EXATAMENTE quatorze dias ANTES da menstruação.

Sacou aí a sacanagem da coisa?
É realmente muito fácil calcular o dia em que você OVULOU, e não é tão fácil calcular o dia que você VAI OVULAR.
Para essa conta poder funcionar ao contrário, é preciso que se saiba de antemão o dia em que você VAI MENSTRUAR, porque aí sabemos que quatorze dia antes dele será o dia da sua ovulação. Para tanto, precisamos observar vários ciclos seguidos, durante vários meses, para saber de quantos dias é o nosso ciclo!
Não importa se o ciclo é de 25, 28, 30 ou 35 dias! Quatorze é o número fixo de dias entre a ovulação e a menstruação.
Ou seja, se o ciclo é de 27 dias, o dia mais fértil (o dia da ovulação) vai ser o décimo-terceiro (como na figura)



Se o ciclo é de 29 dias, o dia da ovulação é o décimo-quinto!
A lenda urbana de que o décimo-quarto dia do ciclo é o dia da ovulação surgiu dessa conta! Porque quando o ciclo é de 28 dias, o décimo-quarto dia antes é exatamente o décimo-quarto dia do ciclo!!!
Calcule seu dia fértil e os dias de maior probabilidade de engravidar no site da MAM. É um site muito legal e faz uma figura bem lindinha do nosso ciclo. Dá de mandar imprimir e colar na geladeira, para não esquecer!! Hehehehe...
Os dias indicados para "fazer amor" são os dias em que você tem que exercer o "coito programado" e mandar ver!
Algumas dicas
- Ter relações em dias alternados tb é legal, porque além de cansar menos, exigir menos do parceiro, deixa um intervalo legal para que os espermatozóides sejam repostos!
- Observar como se comporta o seu organismo durante o período fértil é muito legal. Observe como estão as secreções, se existe aquele muco do tipo claro de ovo, ou alguma outra. São uma certeza de que você está ovulando. Isso empolga!
- Converse com seu médico sobre a possibilidade de ser feito um controle ultra-sonografico da sua ovulação. Dessa maneira serão feitas ultrassonografias seriadas que mostram um (ou mais) folículos crescendo e sendo liberados, até chegar ao "corpo lúteo" (que é a cicatriz ovariana da ovulação e também o que vai nutrir o seu embrião até se formar bem a placenta!)
- Se você tiver a certeza absoluta que ovulou no dia X, e teve relações sexuais no período certo, e por ventura chegar o dia da menstruação e ela não vier... Pode fazer o teste!
Mais sobre período fértil e coito programado em postagens futuras!

2 comentários:

Renata Miranda disse...

AMEI os teus textos!!! É impressionante como ler um texto desses dito por uma médica deixa a gente mais calma em relação a esse assunto. Normalmente as médicas não entendem o que sentimos, ou porque não tem filhos ou porque não tiveram problemas para engravidar. Muito bom poder compartilhar nossos momentos na internet e descobrirmos que somos humanas e que no fim vai dar tudo certo.

Beijão!!!

Já linkei teu blog no meu esconderijo!!! Hehehehe

Ana disse...

Vcs se encontraram, Andrea e Renata!
Vi logo que teriam muitas afinidades!

Que bom!

Boa sorte para as duas! Ops! para os quatro!
:)