terça-feira, 26 de agosto de 2008

Por mais que a gente esteja na TPM, e que a secreção vaginal pré-menstrual seja óbvia (sim, esse tipo de secreção tem características próprias e óbvias), a esperança é a última que morre e a gente (quem quer engravidar) espera ansiosamente por NÃO VIR a menstruação.
Implacável e infalível - ele veio.
E veio no dia exato que deveria vir, o que indica cada vez mais que o organismo está funcionando como um reloginho!
Que bom, né? E que raiva também!

Como pode? Um ciclo menstrual que é um relógio, com óvulos lindo se formando mensalmente (UM POR MÊS, claro), o tal do "coito programado" religiosamente no dia certo... O QUE DEU ERRADO??????

Uma vez eu li num dos meus livros especialistas que a chance de um casal (100% saudável) engravidar é de 25% em cada ciclo!
Mais essa agora... Mesmo tudo correndo bem e tudo funcionando harmonicamente, a chance de engravidar ainda é de 25% apenas!

Como é que esse povo afora engravida "à rôdo", me diz!!!

Aí, todo mundo vira pra mim e diz - DESLIGA DISSO QUE TU ENGRAVIDAS!!
Ahhh, que fácil! É só desligar...


Aconteceu comigo...

Em 2003 eu entrei na residência médica em Ginecologia e Obstetrícia. Ainda com 3 meses de "curso" decidi inserir um DIU (Dispositivo Intra Uterino) medicado com hormônio, para evitar gravidez e de quebra parar de menstruar.

Até então eu utilizava anticoncepcional contínuo, com a mesma finalidade, só que tinha crises homéricas de enxaqueca, quase morria! E náusea, e vômitos... Arght...
Tirando isso, eu tinha Ovários Micropolicísticos e estava em investigação para Endometriose, de tamanhas cólicas menstruais que sempre tive.
Durante os exames, descobri ainda um MIOMA de 4cm no meu útero, mas isso não me impediu de querer usar o DIU mesmo assim!

O DIU foi uma maravilha... A maravilha das maravilhas pra mim... Pararam minhas cólicas, parei de menstruar, a chance de uma gravidez indesejada foi para zero e, para minha surpresa, minha enxaqueca acabou!

Um ano mais tarde, fui submetida a uma videolaparoscopia por causa de um cisto enorme no ovário. Foi-me retirado o cisto e feito algumas biópsias de algumas lesões internas, o que confirmou o meu diagnóstico de ENDOMETRIOSE... Fiquei contente por estar usando o DIU, afinal, esse era o melhor tratamento!

Em 2006, 8 meses depois que eu casei, tive uma pedra nos rins e fui fazer uns exames periódicos.
Aproveitei e resolvi fazer um ultra-som, para ver a quantas andava o tal do MIOMA e também se o meu DIU estava no lugar.

Era 1 de abril de 2006.

O colega que fez o meu exame, um médico que eu prezo muito, começou a conversar comigo e perguntou a minha idade - 26... Aí perguntou quanto tempo eu tava casada - 8 meses... E então perguntou se eu queria ter filhos!
Respondi no ato - ÓBVIO QUE SIM!!!
Ele me disse então - "Andréa, teu DIU está perfeito! O teu útero está ótimo! Mas, tu tens um MIOMA grandinho... E teus ovários estão policísticos... Sei que tens ENDOMETRIOSE... Sabias que ter 30 anos é um fator de infertilidade a mais?"

O mundo caiu pra mim.

É CLARO que eu sabia de tudo isso, afinal tb sou ginecologista, mas ninguém nunca tinha jogado isso na minha cara.
Do tipo assim - "minha filha, já tens 3 fatores que podem levar a infertilidade... Te apressa pq a idade é mais um!"

Me senti a mais infértil das inférteis. A partir daí me deu vontade de ter filho no mesmo dia...
Foi quando meu marido e eu fomos passar um final de semana em um hotel em Laguna, e conversamos muito a respeito. Expus a situação pra ele e ele propôs termos então um bebê.

Em junho retirei o meu DIU.
Achei que já podia engravidar, mas em julho a menstruação veio... E veio de novo em agosto.... E também em setembro... Cada vez em chorava mais, pois o maior medo que eu tinha era de ser realmente infértil!
Em setembro então me deu uma louca, fiz duzentas contas, ultra-som para controle ovulatório, etc...

Em outubro, 7 dias antes de vir a menstruação, comecei com um sangramento. Bem pouquinho.
Aí não entendi mais nada! Porque eu SABIA que tinha ovulado, eu tinha visto o óvulo lá! Bem lindo e redondinho. A menstruação TINHA que vir em 14 dias exatos! Porque esse adiantamento??

Aí me toquei - nidação??? Será que o "ovinho" fecundado estava grudando no útero e provocando esse sangramento?
Meu marido me fez ficar de repouso vários dias, "até o ovo grudar direitinho"... Foi engraçado.

Naquele mês não tive TPM... Mas uma coliquinha como se fosse menstruar...
E não veio!

Eu nem acreditava, mas realmente não veio! 15 dias depois da ovulação e NADA!
Era 23h, segunda-feira, 16 de outubro. Não tinha laboratório nenhum aberto, óbvio... Meu marido comprou um teste de farmácia e foi liiiiindo ver as duas linhazinhas vermelhinhas.

Ai ai....

Bom, mas voltando para a realidade presente - Esse mês VEIO!
E, se veio é pq não tô grávida...
Então, agora é esperar o mês que vem...

Um comentário:

Ana disse...

Tenho um menino com 24 e uma menina com 22 anos.
Uso DIU desde que ela estava com 4 meses. O mesmo DIU, sem trocar.
Faço exames anuais e ele está sempre lá, bem colocado, quietinho...
Fiz 50 anos e menstruo como um reloginho! Já tô me preparando para a menopausa, mas ela não dá nenhum sinal...